Horário de Funcionamento
Seg a Sex - das 8:00 às 18:00
Sab das 8:00 às 12:00
LIGUE AGORA!
(21) 96431-3213
O Teste de estanqueidade significa verificar se algo está estanque, hermético, sem vazamento.
Teste de estanqueidade tem como objetivo examinar o sistema de forma a garantir que não há nenhum vazamento de gás na tubulação residencial ou comercial. O teste utiliza ar comprimido como meio comprovação.
O Teste de Estanqueidade é obrigatório para todas as instalações de gás.
Por meio da pressurização da tubulação de gás, com ar comprimido, observa-se por um determinado período de tempo se há ou não perda da pressão. Com o auxílio de um manômetro, é possível medir a quantidade de vazamento em litros/hora. Dependendo do valor mensurado, a tubulação de gás pode ser recuperada de forma rápida com baixo custo, com Aplicação de Resina. Caso o vazamento seja maior, as mudanças precisam ser analisadas e, até mesmo, é necessário que se elabore um projeto para a passagem de uma nova tubulação de gás.
O teste de estanqueidade em tubulações de gás também é realizado de forma preventiva para comprovar que não há nenhum vazamento em um empreendimento. Essa é a comprovação mais segura de que um ambiente está livre de qualquer tipo de vazamento que possa causar prejuízos ou explosões. O Corpo de Bombeiros exige esse procedimento para liberação de tubulações de gás.
Mesmo que o ambiente não apresente pode estar ocorrendo um mínimo vazamento que pode ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Por isso, o teste em tubulações de gás é tão importante como forma de prevenção e correção.
Pela ABNT, na NBR 15358, a inspeção deve ser periódica por meio do teste de estanqueidade em tubulações de gás. O período máximo para realização do mesmo é de um ano. Se algum cano já passou por algum reparo ou dano, esse prazo passa para seis meses, visto que é preciso se certificar que tudo está ocorrendo normalmente.
Além do aumento nos gastos com a conta de gás e o cheiro característico, existem outras evidências do vazamento de gás.
Se há suspeita de vazamento a primeira coisa que fazemos é fechar a válvula de gás. Para fazer o teste, abra todas as portas e janelas do ambiente, deixe o ar circular bem.
Siga os passos abaixo:
Imediatamente, feche o registro ou a conexão de gás. Nunca acenda fósforos, isqueiros ou qualquer outra coisa que possa provocar faíscas em um local com vazamento de gás, evite encostar em aparelhos elétricos e interruptores do local, os ventiladores não podem ser utilizados de forma alguma, já que podem soltar faíscas.
Sempre que suspeitar ou encontrar algum vazamento de gás em sua residência chame a SERVERGÁS para que o profissional qualificado possa resolver o problema. Solicite um orçamento e receba uma visita técnica com orçamento grátis.
Escreva no formulário abaixo os detalhes do que você está precisando e em breve iremos retornar. Muito Obrigado!
(*) Campos são obrigatórios